sexta-feira, 25 de março de 2011

No lixo!

É muito comum ouvimos a expressão “joga no mato” para designamos que uma determinada coisa não tem mais utilidade, em outras palavras queremos dizer que não precisamos mais de uma determinada coisa, é que essa coisa precisa ir para o lixo. Mas por um processo cultural histórico vindo desde do povoamento, lá no início da ocupação do nosso Estado no ciclos da borracha , as pessoas tem hábito de jogar o lixo no quintal de casa, e é assim até hoje, mesmo com todo o apelo da preservação ambiental, infelizmente existe muita gente que não tem a preocupação de cuidar do lixo doméstico.
Esse simples ato de jogar lixo em um lugar que não é o indicado tem causado vários problemas ao meio ambiente. São impressionantes os números quando olhamos quanto tempo o lixo jogado na natureza demora em se decompor. Aqui temos uma tabela para que você possa entender a gravidade do assunto, o papel que é um material orgânico acaba sendo biodegradável ainda demora de 3 a 6 meses para se decompor , um chiclete demora 5 anos,um simples filtro de cigarros mais de 5 anos, um pedaço de madeira pintada mais de 13 anos, plástico 100 anos ,um pedaço de metal demora mais de 100 anos, fralda descartáveis 450 anos ,uma garrafa de vidro vai demorara 1 milhão de anos para se desintegrar e aquela sacola plásticas do supermercado dura em média 450 anos.
Isso significa que após séculos que você não estiver mais na terra, seu lixo ainda estará aqui atrapalhando a vida da humanidade. Então cabe a você a responsabilidade de com uma simples ação mudar a historia do nosso planeta.


Por: Ana Paula Diniz

Nenhum comentário: