sábado, 27 de março de 2010

Hoje Renato faria 50 anos
Dizer que Renato Russo está vivo até hoje na memória de milhões de brasileiros é tão óbvio quanto ouvir uma música dele, cantarolar e relembrar de alguma época da vida. Nascido em 27 de março de 1960, o eterno líder da Legião Urbana completaria 50 anos de idade neste sábado. Renato liderou um dos maiores movimentos musicais do Brasil e ajudou a dar cara ao rock nacional com sua atitude por meio de suas letras e poesia.

Morto em decorrência de Aids em 11 de outubro de 1996, contraída no inicio dos anos 90, Renato deixou seus fãs com 36 anos de idade com uma carreira musical produtiva. Gravou mais seis discos - quatro com a Legião Urbana e dois solos - e até hoje tem novos lançamentos.

É verdade que a maioria dos álbuns póstumos não apresentam grandes novidades, já que a quase todos são compostos de coletâneas e shows ao vivo. Mas que mesmo assim, mostram como o compositor ainda vive na mente dos fãs do rock brasileiro.

Chega às lojas, por exemplo, no inicio de abril, o álbum Duetos. São 15 convidados, que dividem a voz de canções com Renato. Porém, somente 8 deles foram feitos em vida, em estúdio ou programas de televisão - como em Nada por Mim, com Herbert Vianna e Só Louco, com Dorival Caummi. Os outros foram montados em estúdio somente para o projeto. Polêmicas a parte, a voz de Renato voltará às rádios em abril, ao lado de Fernanda Takai na inédita Like a Lover.

Nenhum comentário: